Há mais ou menos um mês, um amigo me desafiou a fazer um top 100 dos melhores filmes lançados de 2000 até 2010.
Aceitei o desafio, mesmo achando que não ia conseguir.
O mais difícil foi pôr em ordem de preferencia. Confesso que alguns foram saindo da memória direto pra lista. Especialmente esses ultimos cinquenta.
O que fiz depois foi ir trocando de lugar fazendo comparações mais próximas entre um aqui e outro ali.
No final, achei gratificante perceber que nos últimos dez anos vi ao menos 100 filmes realmente bons.
Pode apostar: ruim aí não tem nenhum.
Comecemos pela " segunda divisão", digamos assim.
- Dirigindo no escuro – Dir. Woody Allen
- Procurando Nemo – Dir. Andrew Stanton e Lee Unkrich
- Boa noite e boa sorte – Dir. George Clooney
- Vicky Cristina Barcelona – Dir. Woody Allen
- Hedwig – Rock, Amor e traição, Dir. John Cameron Mitchell
- Sobre café e cigarros – Dir. Jim Jarmusch
- Homem-Aranha – Dir. Sam Raimi
- Atividade Paranormal – Dir. Oren Peli
- Os outros – Dir. Alejandro Amenábar
- Shrek – Dir. Andrew Adamson e Vicky Jenson
- Adeus Lênin – Dir. Wolfgang Becker
- Os sonhadores – Dir. Bernardo Bertolucci
- Réquiem para um sonho – Dir. Darren Aronofsky
- Monstros S.A. – Dir. Pete Docter
- Sideways – Dir. Alexander Payne
- Borat – Dir. Larry Charles
- Ônibus 174 – Dir. José Padilha
- Lavoura Arcaica – Dir. Luiz Fernando Carvalho
- Loki – Dir. Paulo Henrique Fontenelli
- The 25th Hour – Dir. Spike Lee
- Amnésia – Dir. Christopher Nolan
- Minha vida sem mim – Dir. Isabel Coixet
- O escorpiao de Jade – Dir. Woody Allen
- O tigre e o dragão – Dir. Ang Lee
- As bicicletas de belleville – Dir. Sylvain Chomet
- Snatch, Porcos e Diamantes – Guy Ritchie
- Valsa com Bashir – Dir. Ari Folman
- Billy Elliot – Dir. Stephen Daldry
- Bicho de sete cabeças – Dir. Laís Bodanzky
- Farenheit 9/11 – Dir. Michael Moore
- No direction home – Dir. Martin Scorcese
- Amarelo Manga – Dir. Claudio Assis
- Waking Life – Dir. Richard Linklater
- Controle – A história de Ian Curtis
- Johnny e June – Dir. James Mangold
- Sicko – Dir. Michael Moore
- Into the wild – Dir. Sean Pean
- A fuga das galinhas – Dir. Peter Lord e Nick Park
- O plano perfeito – Dir. Spike Lee
- Cinema Aspirinas e Urubus – Marcelo Gomes
- Manderlay – Dir. Lars Von Trier
- Meu nome não é Johnny – Dir. Mauro Lima
- O sonho de Cassandra - Dir. Woody Allen
- Ensaio sobre a cegueira – Dir. Fernando Meirelles
- Scoop - Dir. Woody Allen
- Hellboy – Guillermo Del Toro
- Animatrix – (vários)
- Do Inferno – Dir. Albert e Allen Hughes
- Eu, Tu, Eles – Dir. Andrucha Waddington
- Concorrência desleal – Dir. Ettore Scola
- O ilusionista – Dir. Neil Burger
5 comentários:
Eu achei Atividade Paranormal um erro, mas em geral gosto dos filmes que estão na lista. Apesar de não ter visto todos, claro.
tsc, tsc, tsc... Atividade Paranormal é fantástico.
não contribuí, mas o resultado ficou bom. só achei que tem michael moore e woody allen meio demais, hehe.
e só uma coisa: 'the 25th hour' acho que é de spike lee, cara, não de spike jonze.
eita, certíssimo! é Spike Lee mesmo. valeu cara.
e qt ao woody allen e michael moore é o seguinte:
do woody allen só tem um filme que eu nao gosto em toda a carreira dele que é o 'Trapaceiros'. Então nao consegui deixar nenhum de fora.
E sobre o MIchael Moore eu acho que mesmo que a gente perceba as inferencias e tendenciosismos e tal, a verdade é que o cara provocou uma verdadeira revolução no pensamento e na estética dos documentários de uma forma geral. Tem todo o meu respeito.
Postar um comentário