domingo, 8 de março de 2009

Who watches the watchmen?

Esse post está atrasadíssimo.

Assisti Watchmen no ultimo sábado numa sessão privilegiada, começando meia noite, quase ninguém na sala, todo mundo caladinho, comportado.

Não podia ter sido melhor. Acordei no outro dia ainda na vibe do filme. Mesmo com tudo que fica de fora, as duas horas e quarenta passam voando e em vários momentos eu literalmente vi a HQ tornada real, quadro a quadro, ali na minha frente.

Me arrepiava toda. É um filme para os fãs, sem dúvida.

Assim que acabou, a primeira constatação que tive foi a de que, de fato, Watchmen nunca foi uma obra superestimada. É um puta argumento, uma obra-prima, e uma pena não ter o nome do gênio-marginal Allan Moore figurando nos créditos do roteiro. Ele merecia. Incrível tudo aquilo sair da cabeça de uma pessoa só.

É muito bom o elenco não contar com nenhuma superestrela hollywoodiana. Os personagens ganham força com isso. Rorscharch e o Comediante estão simplesmente perfeitos como principais representantes da derrocada do modelo de super-heróis como fontes de virtudes inabaláveis -argumento que colocou Watchmen na vanguarda das Graphic Novels do gênero na época.

A trilha sonora é cheia de surpresinhas: Hendrix, Dylan, Leonard Cohen... nada mal mesmo.

A fotografia obedece disciplinadamente a paleta de cores da obra original. Uma coloração sépia predomina, representação de um mundo em crise. A sequencia do exílio de Jon em Marte é não só plasticamente bela como quase verossímil.

O contexto da guerra fria, que na HQ é só pano de fundo, ganha explicações quase didáticas. Compreensível, passado todo esse tempo. Com esse turbilhão de informação que circula do dia para a noite, os anos oitenta já não ficaram logo ali na esquina. Ainda bem.

O ator que faz Rorscharch quase me faz acreditar que tudo aquilo foi real. Definitivamente acertei na tatuagem. ;)

Enfim, acho que o mais importante desta adaptação é que não há desvios dramáticos radicais no roteiro. As supressões de conteúdo me parecem necessárias. Até porque se fosse possível fazer um filme tão intertextual quanto essa HQ talvez ele precisasse durar umas cinco horas. Então eu aceito a estratégia de marketing de incluir os 'Contos do cargueiro negro' nos extras do DVD. Não vejo a hora, aliás.


Mas... me digam vocês aqui uma coisa: quem vigia os vigilantes?
ou será que a pergunta é: quem assiste Watchmen?

4 comentários:

F3rnando disse...

Três canções de Dylan na trilha. Desde "Johnny & June" que eu suspeito que Dc. Robert anda investindo na sétima arte. Têm outras pistas, mas deixa pra lá. Desencavar "99 Red Ballons" e Nick Cave imaculando "Hallelujah" do Leonard Cohen foram ótimas sacadas!

Fabio Snoozer disse...

Para mais pistas sobre "who watches..." que tal um pouco de "who plays" na trilha de Watchmen? Essa sexta, às 20h no Programa de Rock (APFM, 104,9).

Adelvan Kenobi disse...

99 Red Balloons foi surpresa mesmo, nem lembrava mais daquilo. E como tudo o mais, ficou muito legal, afinal, é total New Wave anos 80, aquela musica.

ellen disse...

ainda nem vi, nem posso dizer que sou tão fã quanto você, mas já conferi alguns stills e tô bem ansiosa.

e já baixando a trilha sonora