domingo, 25 de janeiro de 2009

Primeira ‘Sessão Notívagos’ – 24/01/09



Quase inacreditável. Pleno sábado de Pré-caju, uma sessão à meia-noite no Cinemark do Shopping Jardins, exibe ‘Repulsa ao sexo’, do polêmico Polanski – da tal “trilogia do apartamento”, Adelvan me lembraria mais tarde – isso enquanto a maioria da juventude sergipana se jogava sem nenhuma repulsa àquelas dancinhas
bestiais seguindo trios elétricos a apenas alguns metros de distância dali.

Mais ainda: na entrada e na saída para o filme, a banda de blues/folk/rock e etc mais badalada do momento, The Baggios , se apresenta no saguão do multiplex!! (Siiiiiiiiiimm, isso mesmo. Banda de rock dentro do cinema, dentro do shopping. U-hú!)



Foi assim a primeira ‘Sessão Notívagos’, que promete acontecer todo último sábado do mês, sempre com um filme ‘cult’ sendo escolhido pela galera na comunidade do orkut junto a uma intervenção artística – que pode ser uma banda, ou um artista plástico, ou uma peça teatral, um espetáculo de dança... enfim, “uma perspectiva transversal”, como dizia no email que recebi.

E olha que eu quase passo batido nessa aí. Tô eu aqui odiando mortalmente o Pré-Caju, decido abrir um email que nunca checo e é então que descubro esse evento quase inacreditável pra dali há uma hora. Ligo pra Adelvan e ele me tira as esperanças, pois os ingressos só seriam vendidos antecipadamente.
UM MINUTO antes do filme começar ele me liga dizendo pra eu ir que o negócio tá rolando. Lá vou eu pensando: “Bah! Deve ter só uma meia dúzia de maluco.” Hum! Chego lá e quase não entro porque venderam TODOS os 250 ingressos. Fui salva pelo toco alheio (e fica aqui meu agradecimento ao desistente anônimo).

Bom, mas aí a gente pensa: “Que bonito isso! Juventude cult em Aracaju hein?” Huuuumm... Não vos enganeis. Pose de cult pode esconder o comportamento mais tabaréu que já se viu na vida. Sim, eu ainda me choco com pessoas dando gargalhadas e fazendo aqueles comentários juvenis pra todo mundo ouvir em um filme como esse. Além do velho hábito de se manter conversando a sessão inteira. Tem gente que merece mesmo comer capim, digaí!

Ainda assim: APLAUSOS DE PÉ A ESSA INICIATIVA.
Mas só aplausos, tá? E boquinha fechada quando o filme começar ;)




(As fotos são de Vitor Balde)

14 comentários:

Anderson Ribeiro disse...

Comentário final ótimo. Boquinhas fechadas.... kkkkkkkkkkkk. Essa é a Ma-íra.

CINE CULT disse...

Obrigado Maíra pela divulgação.
Abs,

Roberto
Cine Cult

André Teixeira disse...

Maíra, desde o 1º post que li fiquei fã dos seus escritos no blog. MUITO MASSA!!! (na falta de tempo para encontrar melhores palavras para definir o quanto gostei...)

No ProgCult dessa semana, em expo Digital, linquei blogs de Sergipe, entre os quais o seu... TUDO OK???!!!!

Qual o teu e-mail. Creio que não devas receber as infos do PC no mailling. Estou às ordens. GRANDE abraço!!!

A

disse...

André querido, muito obrigada pelo farto elogio e POR FAVOR ME ADICIONE SIM:

ezequiel.maira@gmail.com

a fã sou eu!

grande abraço.

XXX - RATED ESCARRO NAPALM disse...

Não me conformo com a gargalhada que deram justamente no momento mais "crucial" do filme, em que a personagem mata o cara que tá só querendo se aproximar dela. Vai ver era uma comedia e eu não sabia. Quando acabar, o maluco sou eu.

Elma Santos disse...

foi de tirar a paciência mesmo... risadinhas e comentários...aaarg!

Jornalista Grace Melo disse...

Muito bom, excelente pedida. E tem aquela de querer "se fazer de" né? A mesma coisa acontece nas apresentações da Orquestra Sinfônica. Na ultima que eu fui, lá na catedral em dezembro, o maestro esperou uma doida desligar o celular!!! Incrível, a mulher lá conversando no celular com todo mundo olhando pra ela, aguardando o fim da ligação.

Anônimo disse...

rs...
o comentário sobre os barulhentos do cinema é à la maíra mesmo. ah, é um saco assistir a filmes assim, com gente boboca no meio.

Ah, essas iniciativas iguais as da Virada são interessantíssimas, porém, desta sessão a que você se refere acabei de saber lendo este post.

Abço. 0/

Letratreze disse...

a fila na qual eu estava era a maaaaais barulhenta, não acredito, não acredito, não acre-di-too como as pessoas começam a falar assim que a luz apaga.:/ morram adolescentes!vi vc lá, rapidinho!bj :*

Michel Oliveira disse...

Esse cults daqui de Aracaju são um tanto quanto falsificados. Fui para a primeira Primeira Virada Cult, e os infelizes não paravam de conversar, um saco. Quem há de doar um pouco de senso aos pobres idiotas?
ABRAÇO

disse...

ai meu deus... gente, calma hein? eu sou do bem, tá? nada de violência contra as pobres almas, pelamordedeus! :)

Gustavo Costa disse...

Realmente a iniciativa foi excelente! Pude conferir o evento e gostei muito.
Com relação aos barulhentos (bem como os "axezeiros" do pré-caju), acho que isso é apenas uma questão de educação artística que não existe na nossa sociedade, mas que com certeza será resolvido na medida que programas como este estiverem a disposição do público. Por isso, não acho que essas pessoas devam ser inferiorizadas, mas sim educadas.
No mais, parabéns pelo blog!

Ah! Suas aulas ajudaram bastante a encarar o universo de Roman Polanski! Valeu!

Lafaiete Luiz disse...

Muito massa mesmo a Sessão Notívagos. Estive lá em fevereiro. Fiquei feliz com a notícia aí do The Baggios, um cara é de Lagarto e o outro de Aju, me parece - se ainda for esta a composição. Garoto bom demais o vocal (confira: imita a voz da ......, bem esqueci o nome e não vou no Google ver não, perfeitamente bem. Seria um baita estouro de sucesso em todo o país como cover dela - como um cover do Bono Vox que vi em um pub do DF). Quanto ao pessoal que não tem educação para ver filme cult, normal isso - sem graça mas normal, até em cines cult do RJ e SP isso acontece.

Lafaiete Luiz disse...

Janis Joplin. Lembrei ontem. Depois de um bom vinho. Rsrs.