sábado, 19 de julho de 2008

Faltou a lupa!

'Dois séculos de artes visuais em Sergipe' foi o nome dado a um caderninho horroroso, com uma capa desconcertante de tão feia, uma pesquisa questionável dadas algumas ausencias intrigantes no que deveria ser uma compilação audaciosa como anuncia o título.

O pior é ter na contra-capa estampando apoio de todas as esferas, municipal, estadual e federal, incluindo Petrobrás, o que normalmente significa muito dinheiro e em geral um grau de critério rigorosíssimo na aprovação de projetos dessa natureza.

No mínimo estranho, dado o rigor que se sabe existir não só com os patrocinadores envolvidos como também entre muitas pessoas desta gestão de cultura.

E, o mais incrível de tudo isso: um dicionário de ARTES VISUAIS em... PRETO E BRANCO???!!! E com o que mais interessa, as obras, em reproduções microscópicas??? Putz, faltou a lupa!

15 comentários:

Alessandro Santana disse...

concordo absolutamente em gênero, número e grau. Sem falar que as coisas parecem estar andando pra trás na área das artes visuais aqui em Aracaju. Siniiistro.
Aos que pretendem ter reproduções das obras de artistas sergipanos, os catálogos das exposições continuam sendo as melhores fonte de referencia, ja que neste 'caderninho/dicionário', além de faltarem vários verbetes (ou linhas), peca pela ausencia de cor (como elemento da obra em si) SUBTRAINDO este elemento tão importante desta linguagem artística, sem mensionar a dimensão da reprodução no referido caderninho, que para caderninho mesmo, só faltava carregar na contracapa a letra do hino de Sergipe. Conheço uma galera emputecida E COM RAZÃO, com relação a esse dicionário (leia-se FARSA).

Elaine Mesoli disse...

Ah Maíra vim ver teu blog. E me deparo com você inteira. Como se estivesse entrando, igual a um furacão em sala, e despejando todo seu conteúdo e provocaçao (muitas vezes ferina até a si própria)a todos nós parvos e pasmos alunos.

Beijos.E se tiver um tempo vá dar uma olhadela no meu super-simples e abandonado blog
elainemesoli.blogspot.com. Que depois que vi o teu tomei vergonha e postei algumas coisas lá.

Lucas Passos disse...

E dá para acreditar que foram gastos R$ 58.000,00 para "tudo" isso?

Rebeca Rocha disse...

frustrante isso ¬¬
mas a gente vê de tudo né!
a propósito, descobri como se faz. hahaha
vai lá em personalizar e adicionar um elemento de página, aparece várias opções.
:)

F3rnando disse...

Em compensação essa foto com Julinha no perfil está ótima!

F3rnando disse...

Qualquer hora me materializo por aí!

Alessandro Santana disse...

porra, Lucas! não precisava divulgar o valor, q assim deprime mais. cinquenta e oito mil reais dava pra fazer um barato descente (pra quem faz curta metragem com 15 mil...) eu faria uma ficção, um documentário e o referido catálogo (além da vernissage). hahaha

Anderson Ribeiro disse...

E nenhum jornal, nem da oposição se deu o trabalho de falar. Parece brincadeira! A cara de pau que os que produziram o tal catálogo têm. Microscópico e em preto e branco é uma piada de muito mau gosto. E o pior é divulgar como uma ação salvadora, heróica, de preservação da memória e outros tantos adjetivos. Quando alguém desdenha de sergipe por essas ações.. não gostam, vem logo à tona uma sergipaneidade que deveria estar aflorada sempre. Aliás, esse é um outro assunto. Bom saber que esse [do catálogo] está bem discutido aqui. Beijo do gordo!

disse...

Pois é.. isso só mostra o quanto a cultura é um assunto levado a sério no jornalismo sergipano, né? A galera não tem nem noção da relevância da discussão.
Uma tristeza!

Fabio Snoozer disse...

bizarro pra dizer o mínimo...

a mulher do lado disse...

oi, linda. parabéns pelo blog! linkei-te :)
bjos

Alessandro Santana disse...

bizarro pra dizer o mínimo... [2]
Finalmente, visitei uma amiga e tive o desprazer de folhear o tal vale-brinde. O mais bizarro foi ver o nome de alguns alunos do curso da UFS envolvidos nessa belíssima catalogação dos 200 (?) anos que temos artes visuais em sergipe. Alunos e ex colegas de classe que eu dei algum crédito até então.
Até quando esse desleixo, esse amadorismo, vai perdurar nessa porra de lugar? meu deus! isso mata um gajo (de vergonha), pá!

Anderson Ribeiro disse...

Lembrei de uma coisa! É que 'eventos' dessa natureza sempre são muito evidenciados e elevados a máxima potência nas colunas sociais dos jornais. Lembrem-se da revista 'ícone'(Tive que ligar pra um amigo pra lembrar do nome). Um formato revolucionário trazido para Sergipe, blá blá blá. Gente, a Natura já era 'TUDO' e a gente não sabia. Pois o formato é o mesmo, só que o catálogo da Natura é de longe muito melhor. Diagramação, fotografia e 'texto' (hehehehehe). Quando vi/li a revista (a ícone) dei de cara com falta de padrão, falta de bom senso, e falta de vergonha na cara, pois acham que todo mundo é idiota e não faz nenhuma leitura do que está a sua volta. Francamente! vamos combinar, né? Já ia esquecendo dos textos que não dizem nada. Não por não ter espaço, mas por naõ terem bagagem mesmo. Acho que serei deportado da terra dos cajus. Mas antes levo uma bolsa cheia pra tomar com umas cachacinhas pelo caminho. Beijos a quem é de beijo e abraço a quem é de abraço. Fui. (quem sabe, só por enquanto)

disse...

HAHAHAHA! RIBEIRO VC É SIMPLESMENTE DEMAIS!
E A NATURA TAMBÉM! HAHA!

alacarteviagens disse...

Olá Maíra,
dei uma passadinha por aqui...
depois dê uma olhada no meu também, copiando de elaine 'supr-simples e abandonado blog', mas pretendo voltar a escrever nele...rsrs

allanandrade.blogspot.com

=)