quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Work in progress


Só se recomeça quando, sem querer, algo vai lá e nos formata.

É sempre assim: a pulso e acidental.

E ao tentar recuperar a memória
é que a gente vê o rastro do lixo que produzimos.

Resta-nos catar os cacos ainda úteis
e reunir forças para, mais uma vez, recriarmo-nos.


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

PROVA DE COMUNICAÇÃO VISUAL

Gente, essa foi a prova final dos meus alunos de comunicação visual esse semestre (2011.1). 

Consistia apenas em fazer um análise imanente do poster abaixo, ainda que podendo, obviamente (e talvez, tendo que) levar em consideração toda a coleção da qual ele faz parte, intitulada 'A Ultuma Ceia' ('The Last Supper - 1999), uma coleção de 13 posters, todos seguindo a mesma estética, assinada pelo badalado artista

Dei uma rápida biografia do autor, expliquei bem o contexto dessa coleção mas, como falei, pedi uma análise prioritariamente IMANENTE (ou seja, que apenas leva em consideração o objeto em si, sem pensar cem contextos pessoais, históricos ou sociais).

Prometi a eles que eu mesma postaria uma análise minha aqui pra eles se confortarem, após a prova. ATé mesmo porque isso foi uma análise que EU  fiz em grupo num exercício durante o meu mestrado. Mas, além de não ter achado o arquivo, ainda estou digamos assim, "a little funny in the head, Dimitri".

Então eu os provoco a fazerem vocês mesmos, alunos ou não, suas análises (não vale copiar e colar coisas da net tá? Sou esperta!). Enquanto isso vou terminando de corrigir as provas deles.


*OBS: Ganha um ponto quem for da turma e souber de que filme tirei a citação em inglês acima! Bjs!



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

MINHA LISTA de filmes que considero obrigatorios para calouros (ou não) de audiovisual

  1. VIAGEM A LUA (GEORGE MÉLIÈS)
  2. NOSFERATU (F. W. MURNAU)
  3. O HOMEM COM UMA CÂMERA (DZIGA VERTOV)
  4. O CABINETE DO DR CALIGARI (ROBERT VIENE)
  5. O ENCOURAÇADO POTENKIN (EISENSTEIN)
  6. CIDADÃO KANE (ORSON WELLES)
  7. TEMPOS MODERNOS (CHAPLIN)
  8. METROPOLIS (FRITZ LANG)
  9. OS INCOMPREEENDIDOS (TRUFFAUT)
  10. JULES E JIM (TRUFFAUT)
  11. ACOSSADO (GODARD)
  12. LADROES DE BICICLETA (VITTORIO DE SICCA)
  13. PERSONA (BERGMAN)
  14. GRITOS E SUSSUROS (BERGMAN)
  15. UM CAO ANDALUZ (BUÑUEL)
  16. O DISCRETO CHARME DA BURGUESIA (BUÑUEL)
  17. PSICOSE (HITCHCOCK)
  18. UM CORPO QUE CAI [VERTIGO] (HITCHCOCK)
  19. JANELA INDISCRETA (HITCHCOCK)
  20. A NOITE (ANTONIONNI)
  21. A AVENTURA (ANTONIONNI)
  22. O ECLIPSE (ANTONIONNI)
  23. O ANO PASSADO EM MARIENBAD (ALLAN RESNAIS)
  24. O BEBÊ DE ROSEMARY (ROMAN POLANSKI)
  25. LUA DE FEL (ROMAN POLANSKI)
  26. DRACULA – DE BRAM STOCKER (COPPOLA)
  27. APOCALYPSE NOW (COPPOLA)
  28. EUROPA (LARS VONTRIER)
  29. DOGVILLE (LARS VONTRIER)
  30. PULP FICTION (TARANTINO)
  31. KIDS (LARRY CLARK) – [Acho que vale avisar que é bem polêmico]
  32. FESTA DE FAMÍLIA (THOMAS VINTERBERG) [Aqui Tb vale dar a dica que o filme integrou um movimento dinamarquês chamado Dogma 95. Pesquisem]
  33. BLUE VELVET (DAVID LYNCH)
  34. CIDADE DOS SONHOS  (DAVID LYNCH)
  35. CLUBE DA LUTA (DAVID FINCHER)
  36. MATRIX (IRMÃOS WACHOWSKI)
  37. DR. STRAGELOVE... AND HOW i LEARNED TO LOVE THE BOMB (KUBRICK)
  38. LARANJA MECANICA (KUBRICK)
  39. 2001 (KUBRICK)
  40. ALLIEN (RIDLEY SCOTT)
  41. BLADE RUNNER [CAÇADORES DE ANDROIDS] (RIDLEY SCOTT)
  42. ZELIG (WOODY ALLEN)
  43. ANNIE HALL (WOODY ALLEN)
  44. THE GODFATHER ( COPPOLA) (pelo menos o primeiro)
  45. TUBARÃO (STEVEN SPILBERG)
  46. KING KONG (ORIGINAL)
  47. TOURO INDOMÁVEL (SCORCESE)
  48. TAXI DRIVER (SCORCESE)
  49. CREPÚSCULO DOS DEUSES (BILLI WILDER)
  50. OS SUSPEITOS (BRYAN SINGER)
  51. MORANGOS SILVESTRES (BERGMAN)
  52. O SETIMO SELO (BERGMAN)
  53. A VIDA DE BRIAN (TERRY JONES) [MONTHY PYTON]
  54. ASAS DO DESEJO (WIM WENDERS)
  55. O MÁGICO DE OZ (VICTOR FLEMING)
  56. PARIS TEXAS ( WIM WENDERS)
  57. MULHERES A BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS (ALMODOVAR)
  58. CARNE TRÊMULA ((ALMODOVAR)
  59. A LIBERDADE É AZUL (KIESLOWSKI)
  60. A IGUALDADE É BRANCA (KIESLOWSKI)
  61. A FRATERNIDADE É VERMELHA (KIESLOWSKI)
  62. DESERTO VERMELHO (ANTONIONNI)
LEMBRANDO QUE GOSTAR, OU NÃO, DESSES FILMES NÃO INTERESSA, OK?